O Clube
|
Inscrições
|
Parcerias
|
Links úteis
Logótipo Jumbo
Logótipo Pet Club
Pergunte ao Vet
Pergunte ao Vet
PESQUISA
TIPO DE ANIMAL
TEMA DA PERGUNTA

PERGUNTE AO VET

Esclareça as suas dúvidas

DEIXE AQUI A SUA PERGUNTA

PERGUNTAS E RESPOSTAS

GATO | SAÚDE E BEM-ESTAR | 14/06/2017

Vera

Gostaria de saber, tendo eu um gato com 4 meses , quantas vacinas já terá q levar e quando pode ser esterilizado?Obrigado. Já agora se poderia fazer isto tudo com a vossa equipa visto o meu gato ser membro deste clube.?

Ler +Fechar

Imagem do Vet

Nídia Silva

Separador

Médica Veterinária

Olá, Vera

A vacinação deverá seguir sempre um protocolo definido pelo médico veterinário assistente do animal, que decidirá caso a caso o que melhor se ajusta ao seu animal. Os gatos, regra geral, devem iniciar a vacinação contra a Panleucopénia Felina e Coriza Felina às oito semanas de idade. O reforço deve ser feito às 12 semanas. Geralmente, após o despiste do vírus da Leucemia Felina (FeLV) e vírus da Imunodeficiência Felina (FIV), poderá ser instituído o protocolo de vacinação contra o FeLV. O reforço deve ser efetuado 4 semanas depois. A vacina da raiva, apesar de não ser obrigatória para os gatos, é recomendada após os 3 meses de idade. A altura da esterilização também deverá ser definida pelo veterinário assistente de forma a não colidir com o plano vacinal, mas geralmente realiza-se a partir dos 6 meses de idade. É possível fazer tudo isto na nossa clínica e se tiver alguma questão adicicional poderá contactar-nos telefonicamente ou por e-mail.

Obrigada,
Nídia Silva

GATO | OUTRO | 13/06/2017

Paula Lopes

A minha gatinha desde que estou a trabalhar só vai ao wc de manhã antes de sair de casa. é normal só evacuar 1 vez? Devo dar-lhe alguma medicação para a ajudar a evacuar? Obrigada.

Ler +Fechar

Imagem do Vet

Nídia Silva

Separador

Médica Veterinária

Olá, paula

Evacuar uma vez por dia, desde que o animal não apresente outros sinais, como tentativas para defecar em que fezes não são eliminadas, demasiado esforço para defecar, fezes demasiado duras, dilatação abdominal, etc. e faça uma alimentação adequada, é normal. Se a sua gata apresenta sinais aconselhamos que seja consultada pelo seu médico veterinário assistente.

Obrigada,
Nídia Silva

GATO | SAÚDE E BEM-ESTAR | 13/06/2017

Ana Caçola

Boa tarde! A partir de que idade é que posso desparasitar internamente gatinhos pequenos?

Ler +Fechar

Imagem do Vet

Nídia Silva

Separador

Médica Veterinária

Olá, Ana

Os gatinhos devem começar a ser desparasitados a partir dos 15 dias de idade.

Obrigada,
Nídia Silva

CÃO | HIGIENE E ESTÉTICA | 13/06/2017

Dalia Fernandes

boa tarde, tenho 2 cadelas a minha e questão saber se existe algum comprimido ou injeção para dar-lhes para elas não terem o cio. E já agora qual o nome ou o mais indicado visto que uma tem 2,600 kg e a outra 6kg. obrig

Ler +Fechar

Imagem do Vet

Nídia Silva

Separador

Médica Veterinária

Olá, Dalia

Existem medicamentos orais e injetáveis no mercado para prevenção do cio das cadelas mas que têm de ser prescritos pelo médico veterinário assistente. Aconselhamos também que se informe com o seu médico veterinário sobre os efeitos secundários da toma dos anticoncecionais (patologia mamária e uterina) e benefícios da esterilização (prevenção de tumores no ovário, útero e mamários).

Obrigada,
Nídia Silva

CÃO | OUTRO | 12/06/2017

Rita Valente

A válida da última vacina que o meu cão levou é até 17 de Junho. Deverei leva-lo ao veterenário antes ou depois dessa data ? obrigada

Ler +Fechar

Imagem do Vet

Nídia Silva

Separador

Médica Veterinária

Olá, Rita

A validade é até 17 de Junho pelo que idealmente deverá ser revacinado antes dessa data para que garanta a proteção.

Obrigada,
Nídia Silva

GATO | DOENÇAS | 11/06/2017

Bruno Mendes

Pata inchada, o que devo fazer? Possível picada de abelha.

Ler +Fechar

Imagem do Vet

Nuno Sousa

Separador

Médico Veterinário

Olá, Bruno

Apenas lhe posso recomendar que procure um médico veterinário que examine o seu animal de estimação com a máxima brevidade possível. Não podemos prescrever nenhum tipo de tratamento através desta plataforma uma vez que se tratam de animais que não examinámos pessoalmente. Por favor não administre nenhum medicamento à sua mascote que não tenha sido prescrito especificamente para ele pelo médico veterinário assistente.

Obrigado,
Nuno Sousa

CÃO | ALIMENTAÇÃO | 09/06/2017

Ana Barra

Para intervalar a ração seca com refeições de comida caseira,, quais as quantidades e tipos de alimentos correctas a dar por refeição? Tipos de carnes, legumes e frutas a carne e legumes. E cozinhados, ou crus?

Ler +Fechar

Imagem do Vet

Nuno Sousa

Separador

Médico Veterinário

Olá, Ana

Apenas poderei responder à sua questão de forma abstracta, uma vez que não conheço os seus animais (nem ficou claro na sua pergunta a que espécie animal se estava a referir). Dito isto, a alimentação deverá ter em conta as necessidades individuais de cada animal, considerando o seu estado fisiológico (ex: esterilizado; gestante), condição corporal, problemas de saúde existentes, intolerâncias alimentares ou nível de actividade. É mais fácil e prático encontrar soluções para todas estas premissas utilizando os diversos produtos existentes no mercado, que são alimentos completos e formulados com estes objectivos específicos. Claro que poderão ser encontradas alternativas com alimentos cozinhados mas é necessário que o médico veterinário que faça essa prescrição conheça o caso concreto do seu animal de estimação e tenha formação para poder elaborar um plano alimentar completo e quilibrado utilizando os ingredientes que refere. Para terminar, não recomendo que ofereça carne ou peixe não cozinhados ao seu animal de estimação, devido ao risco de transmissão de doenças parasitárias.

Obrigado,
Nuno Sousa

CONHEÇA A EQUIPA

Veterinária

Nídia Silva

Separador

Médica Veterinária

Nídia Silva


Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, em 2002.

Exerce, desde 2002, clínica e cirurgia de Animais de companhia e frequentou vários cursos de formação, nas áreas de Urgências e Cuidados Intensivos em Animais de Companhia, Dermatologia e Alergologia Veterinária e Ecografia em Pequenos Animais.

Desde 2004, é colaboradora técnica na indústria farmacêutica e realizou uma pós-graduação em Gestão de Marketing Farmacêutico.

Fundou em 2010 o Centro Veterinário MyVet, dedicado à clínica e cirurgia de animais de companhia, em Paço de Arcos, no qual é atualmente diretora clínica.

Márcia Carmo

Separador

Auxiliar Veterinária

Márcia Carmo


Frequentou o curso de Auxiliar de Veterinária, Estética canina e felina e Treino e Comportamento canino em 2002.

Possui vários anos de experiência em hospitais e clínicas veterinárias como responsável de auxiliares e do serviço de estética.

É uma das fundadoras do Centro Veterinário Myvet, onde atualmente exerce as funções de auxiliar de ação veterinária e responsável pelo serviço de estética animal.

Nuno Sousa

Separador

Médico Veterinário

Nuno Sousa


Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, em 2007.

Realizou o estágio curricular no Instituto Veterinário do Parque.

Tem como principais áreas de interesse a Cirurgia, a Ecografia e a Cardiologia em Animais de Companhia, tendo já frequentado diversos cursos de formação nessas áreas.

Usufruindo da experiência adquirida ao longo da sua prática clínica, foi um dos fundadores do Centro Veterinário Myvet, onde exerce clínica e cirurgia em exclusivo desde 2010.

Jumbo Online Jumbo Online

Passatempo
Inscrições
Pergunte ao Vet
O que está a dar
O que está a dar

Pet Dating

Informações úteis
Auchan Portugal Hipermercados, 2014 - Todos os direitos reservados
Youtube (desactivado)