O Clube
|
Inscrições
|
Parcerias
|
Links úteis
Logótipo Jumbo
Logótipo Pet Club
Pergunte ao Vet
Pergunte ao Vet
PESQUISA
TIPO DE ANIMAL
TEMA DA PERGUNTA

PERGUNTE AO VET

Esclareça as suas dúvidas

DEIXE AQUI A SUA PERGUNTA

PERGUNTAS E RESPOSTAS

GATO | ALIMENTAÇÃO | 21/07/2017

Ana Santos

Cuido uma colonia de gatos de rua, ao todo são 11 animais. Estão todos esterilizados e sempre os alimentei com pate e ração mas deixaram de comer. O que posso fazer? Nem arroz com frango comem bem. Obrigada

Ler +Fechar

Imagem do Vet

Nuno Sousa

Separador

Médico Veterinário

Olá, Ana

São muitas as causas para que os gatos possam deixar de comer subitamente e tratando-se de tantos animais em simultâneo sugere estar em curso alguma patologia de grupo (ex: doença infecto-contagiosa, envenenamento, etc). Apenas lhe posso sugerir que procure um médico veterinário que possa tentar examinar os gatos e perceber qual a origem da falta de apetite. Através desta plataforma não é possível emitirmos nenhum parecer clínico, diagnósticos nem recomendações de tratamento por se tratarem de animais que não examinámos pessoalmente.

Obrigado,
Nuno Sousa

CÃO | COMPORTAMENTO | 20/07/2017

Daniela Faria

Tenho um yorkshire que fazia as necessidades no wc de relva,fomos de férias e ele ficou livre na quinta e depois de 1 semana não quer fazer nada no wc dele.Como fazê-lo voltar a usar o wc?Não tenho como levá-lo a rua.

Ler +Fechar

Imagem do Vet

Nuno Sousa

Separador

Médico Veterinário

Olá, Daniela

Pode ser difícil incentivar um cão a fazer as necessidades num determinado local, porque poderá demorar algum tempo e revelar-se frustrante ao início. O reforço positivo, a repetição e a persistência são, de uma forma geral, a solução. É mais provável que um cão faça as suas necessidades depois de acordar e depois de comer. Assim, sempre que possível, deverá colocá-lo no WC dele nessas alturas e logo que ele faça as necessidades no local desejado deverá recompensá-lo imediatamente. Não o castigue quando encontrar dejectos fora do local determinado e evite limpar as zonas onde ele se terá aliviado fora do WC com produtos amoniacais, uma vez que este tipo de produtos poderá incentivá-lo a continuar a fazer as necessidades nesse mesmo local.

Obrigado,
Nuno Sousa

CÃO | OUTRO | 18/07/2017

Carla De Oliveira

Tenho um pinscher miniatura com 8 anos, tem pedigree, chip, vacinas. Ele desde que o meu marido foi trabalhar fora vira-se a min e à minha filha com 10 anos, o tratador diz não poder fazer nada, o que faço?

Ler +Fechar

Imagem do Vet

Nuno Sousa

Separador

Médico Veterinário

Olá, Carla

O sistema de matilha em que os cães naturalmente se organizam consiste numa hierarquia, com um líder e diferentes níveis de dominância, que é a única forma de liderança/autoridade que os cães reconhecem de forma automática. Provavelmente o seu cão reconhecia o seu marido como líder da matilha e agora que essa posição ficou desocupada (no entender do seu cão), ele está a tentar exercer a liderança. Essa é uma explicação possível para as manifestações de dominância dele em relação a si e à sua filha, o que faz com que se torne agressivo. Recomendo que fale com o médico veterinário assistente do seu cão, que a poderá ajudar a encaminhá-lo para uma consulta de comportamento animal. Aqui, o médico veterinário especialista poderá ajudá-la a tentar identificar correctamente a causa da agressividade e estabelecer um plano para resolver o problema, que poderá incluir treino específico e/ou mudança de atitudes e comportamentos da família em relação ao cão, para que ele entenda que a sua posição na hierarquia é a mais baixa e que não deverá exercer dominância sobre as pessoas que com ele vivem.

Obrigado,
Nuno Sousa

CÃO | DOENÇAS | 16/07/2017

Patrícia Ferreira

Quais são os sintomas da tosse do canil? O meu cão tem tossido bastante hoje.

Ler +Fechar

Imagem do Vet

Nídia Silva

Separador

Médica Veterinária

Olá, Patrícia

A traqueobronquite infecciosa canina é uma infecção respiratória que envolve tipicamente o trato respiratório superior. O principal sinal é tosse que pode ser confundida com tentativa de vómito ou engasgo. Em casos mais avançados pode ocorrer febre, apatia, perda de apetite e perda de peso.

Obrigada,
Nídia Silva

CÃO | ALIMENTAÇÃO | 15/07/2017

Gonçalo Dias

Boa tarde, gostaria de saber se é bom/faz bem juntar duas rações diferentes? Queria saber tambem se a activ pet é uma boa ração? E se entre essa e a pedigre qual a melhor? Aguardo resposta.

Ler +Fechar

Imagem do Vet

Nídia Silva

Separador

Médica Veterinária

Olá, Gonçalo

Desde que respeite a quantidade diária ingerida na proporção dos dois alimentos, não existe problema em juntar dois alimentos diferentes embora também não exista nenhuma vantagem em fazê-lo, a não ser que pretenda fazer a transição entre os dois. Relativamente à marcas comerciais não nos é possível emitir qualquer opinião. No entanto, independentemente da marca do alimento, o que tem de garantir é que seleciona um que incorpora ingredientes de qualidade e que está formulado para suprimir as necessidades específicas relacionadas com a idade e porte do seu animal.

Obrigada,
Nídia Silva

CÃO | COMPORTAMENTO | 14/07/2017

Tânia Marques

Boa tarde, tenho um cão de 8 meses que sempre fez xixi no resguardo e de á um mês para cá anda a fazer na casa toda. Tenho um bebé de três meses em casa mas o cão gosta dele é deixo eles interagirem. O que se passara?

Ler +Fechar

Imagem do Vet

Nídia Silva

Separador

Médica Veterinária

Olá, Tânia

A marcação do território é um comportamento que surge com a maturidade sexual, funciona como uma mensagem entre cães e ocorre normalmente fora de casa, mas existem vários motivos para poder ocorrer em casa, como novos objetos, novos animais, mudança da rotina, novos membros da família, etc. É importante referir que um cão pode também urinar dentro de casa por outros motivos além da marcação de território. Patologias como cistites, insuficiência renal, diabetes ou outras doenças hormonais, devem ser despistadas pelo seu médico veterinário.

Obrigada,
Nídia Silva

CÃO | ALIMENTAÇÃO | 12/07/2017

Ariclene

Boa tarde, gostaria de saber oque posso dar a um cao de 3 semanas e se pode beber agua

Ler +Fechar

Imagem do Vet

Nuno Sousa

Separador

Médico Veterinário

Olá, Ariclene

O único alimento que poderá dar a um cachorro de 3 semanas é leite de substituição próprio para cães, que poderá encontrar à venda nas lojas da especialidade. Ele poderá beber água mas ao beber leite suficiente acaba por receber toda a quantidade necessária de água por dia. Recomendo que procure um médico veterinário que examine o seu cachorro e que a possa ajudar a esclarecer todas as suas questões.

Obrigado,
Nuno Sousa

CONHEÇA A EQUIPA

Veterinária

Nídia Silva

Separador

Médica Veterinária

Nídia Silva


Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, em 2002.

Exerce, desde 2002, clínica e cirurgia de Animais de companhia e frequentou vários cursos de formação, nas áreas de Urgências e Cuidados Intensivos em Animais de Companhia, Dermatologia e Alergologia Veterinária e Ecografia em Pequenos Animais.

Desde 2004, é colaboradora técnica na indústria farmacêutica e realizou uma pós-graduação em Gestão de Marketing Farmacêutico.

Fundou em 2010 o Centro Veterinário MyVet, dedicado à clínica e cirurgia de animais de companhia, em Paço de Arcos, no qual é atualmente diretora clínica.

Márcia Carmo

Separador

Auxiliar Veterinária

Márcia Carmo


Frequentou o curso de Auxiliar de Veterinária, Estética canina e felina e Treino e Comportamento canino em 2002.

Possui vários anos de experiência em hospitais e clínicas veterinárias como responsável de auxiliares e do serviço de estética.

É uma das fundadoras do Centro Veterinário Myvet, onde atualmente exerce as funções de auxiliar de ação veterinária e responsável pelo serviço de estética animal.

Nuno Sousa

Separador

Médico Veterinário

Nuno Sousa


Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, em 2007.

Realizou o estágio curricular no Instituto Veterinário do Parque.

Tem como principais áreas de interesse a Cirurgia, a Ecografia e a Cardiologia em Animais de Companhia, tendo já frequentado diversos cursos de formação nessas áreas.

Usufruindo da experiência adquirida ao longo da sua prática clínica, foi um dos fundadores do Centro Veterinário Myvet, onde exerce clínica e cirurgia em exclusivo desde 2010.

Jumbo Online Jumbo Online

Passatempo
Inscrições
Pergunte ao Vet
O que está a dar
O que está a dar

Pet Dating

Informações úteis
Auchan Portugal Hipermercados, 2014 - Todos os direitos reservados
Youtube (desactivado)